terça-feira, 13 de maio de 2014

O que vestir em casamentos?

Maio é por tradição o mês dos casamentos. Há sempre dúvidas no que toca ao vestir para estas cerimónias. A First relembra algumas dicas e apresenta algumas sugestões para a ajudar a decidir.

- Se o convite sugere um dress code, tente ao máximo segui-lo. 
- Evite looks onde o branco, o bege ou o nude sejam predominantes, pois são cores associadas à noiva e não devem ser usadas em demasia para não a "ofuscar". 
- Evite o uso do preto, em casamentos principalmente se se realizarem de manhã ou ao inicio da tarde, pois o preto é uma cor associada a cerimónias fúnebres.  
- Quanto mais tarde for a cerimónia, mais longo pode ser o vestido, o que não significa que não se possa usar um vestido comprido num casamento que se realize ao inicio da tarde, convém certificar-se de que não é demasiado formal.
- Quanto mais tarde for a cerimónia, mais escura pode ser a roupa escolhida, mas evitando sempre um look preto total.
- Quanto mais tarde for a cerimónia, mais lantejoulas, strass e brilhos pode ter a sua roupa e acessórios. 
- Não se preocupe em combinar o tom da mala com o dos sapatos, não só não é fundamental como nem sempre é desejável. Use tons diferentes sem qualquer problema, mas de forma harmoniosa com a roupa escolhida. 
 - Não é obrigatório o uso de vestido. Uma saia plissada com um bonito top, um macacão, uma calça clássica com um blazer também são boas opções. 
- Se optar por usar um colar marcante, escolha uns brincos ou pulseiras mais discretos, se escolher antes uma pulseira statement, não use colar ou opte por um bem discreto. Apesar de ser uma cerimónia, o uso dos acessórios não deve ser em demasia nem devem "ofuscar" a roupa. 
- O uso de chapéus em casamento está muito associado às mães do noivos e às madrinhas. Adequam-se melhor a cerimónias que se realizem no inicio do dia e combinados com vestidos curtos ou pelo joelho.
- Se a cerimónia começar na Igreja e o seu vestido for decotado ou com costas abertas, é de bom senso usar uma écharpe ou um bolero, mesmo que depois retire. 
- Se for usar uns sapatos novos, use-os em casa uns dias antes, para que o pé se habitue. Se for necessário, terá tempo de os por numa forma ou pôr um creme hidratante no seu interior, para os tornar mais confortáveis.
- O mais importante é conhecer o seu corpo e escolher uma roupa que faça realçar as partes que mais gosta, tendo sempre em conta o seu estilo pessoal. Não compre um vestido clássico se o seu estilo é moderno, não se vai sentir à vontade. 
- Há vestido que nos fazem mais altas, mais baixas, mais magras, mais fortes. Escolha uma peça que a favoreça, mesmo que não seja a sua preferida, desde que se sinta em conformidade com o seu gosto.
- Opte por um look sofisticado e não demasiado sexy nem extravagante, o dia é dos noivos, não tente chamar mais atenção que eles.
- Lembre-se que, na maioria das vezes, mais é menos!